Oportunidades

Data de validade das oportunidades Título Quem oferece a vaga
23-06-2022 Seleção aberta para mestrado em Ciências Biomédicas UFF

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biomédicas da UFF abriu processo seletivo para o curso de mestrado, nas áreas de concentração em Fisiologia e Farmacologia.

Ao todo, são oferecidas 6 vagas para as duas áreas de concentração, com 5 linhas de pesquisa em Fisiologia e 7 em Farmacologia. As inscrições serão realizadas exclusivamente on-line, com envio de documentos para os e-mails: mirtes_pereira@id.uff.br (Coordenação) e pcb.cmb@id.uff.br (Secretaria), até o dia 30 de junho.

Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo, disponível em https://www.editais.uff.br/7949.

23-06-2022 Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Mídia e Cotidiano UFF

A Universidade Federal Fluminense abriu processo seletivo de alunos para os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu mestrado e doutorado em Mídia e Cotidiano, com área de concentração em Discursos midiáticos e práticas sociais.

Ao todo, são oferecidas 26 vagas para mestrado e 12 para doutorado, divididas em duas linhas de pesquisa, sendo elas: Discursos midiáticos e práticas sociais e Políticas, discursos e sociedade.

A primeira fase das inscrições, que devem ser realizadas até o dia 8 de agosto, consiste no envio dos documentos solicitados para os emails mestradoppgmc@gmail.com (mestrado) e doutoradoppgmc@gmail.com (doutorado).

Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo, disponível em https://www.editais.uff.br/7947 (doutorado) e https://www.editais.uff.br/7946 (mestrado).

23-06-2022 Vagas abertas para o PET de Odontologia UFF

O grupo do Programa de Educação Tutorial – PET de Odontologia da UFF abriu seleção para 5 vagas de bolsistas devidamente matriculados do 2º ao 6º período no Bacharelado em Odontologia para participar do programa.

O Programa de Educação Tutorial tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento de atividades acadêmicas com alto nível de excelência, através de novas estratégias de ensino-aprendizagem, buscando não só a formação de um profissional com espírito crítico-reflexivo-humanístico, mas também com benefícios à comunidade e ao desenvolvimento regional.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente on-line, através do formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKeSIwnFDQEsUj83lgINlxDdz1XUJs..., nos dias 24 e 25 de junho. Os bolsistas selecionados terão tempo de permanência de 24 meses.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital, disponível em https://www.editais.uff.br/7948.

22-06-2022 Vagas abertas para mestrado em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia UFF

A Universidade Federal Fluminense abriu processo para selecionar alunos para o curso de Pós-Graduação Multi/Interdisciplinar Stricto Sensu, nível Mestrado, em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia, para o segundo semestre do ano letivo de 2022.

Ao todo, são oferecidas 20 vagas a brasileiros e estrangeiros, sem distinção. Os candidatos deverão focar seus estudos em três linhas de pesquisa, sendo elas: Métodos Matemáticos e Computacionais Aplicados a Engenharia e Ciência; Física Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de junho deste ano, com o envio de documentos para o e-mail ppg.vpc.vei@id.uff.br.

22-06-2022 Seleção aberta para mestrado em Ciências da Nutrição UFF

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal Fluminense abriu processo seletivo para vagas de mestrado em Ciências da Nutrição, para o segundo semestre do ano de 2022.

Ao todo, são oferecidas 36 vagas, abertas aos portadores de diploma de nível superior de qualquer área do conhecimento. As vagas estão distribuídas em três linhas de pesquisa, sendo elas: Vigilância em Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional; Alimentos: do experimento ao uso clínico; Avaliação Nutricional e Metabolismo.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de agosto deste ano, através do e-mail pna.cmn@id.uff.br. Para maiores informações sobre o processo seletivo, bem como os documentos necessários para inscrição, acesse o edital, disponível no link http://ppgcn.sites.uff.br/processo-seletivo-2022/.

21-06-2022 Seleção aberta para Estágio Pós-Doutoral em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas UFF

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas da UFF abriu processo seletivo para estágio pós-doutoral sem bolsas de estudos. O estágio tem por objetivo desenvolver atividades de pesquisa e possivelmente de outras naturezas (p. ex., ensino e extensão).

As inscrições devem ser feitas virtualmente através de envio de e-mail para o endereço ppgmpa.uff@gmail.com, com o seguinte assunto:“Inscrição para a Seleção para Estágio Pós-Doutoral sem Bolsa de Estudos”, até dezembro deste ano.

Para outras informações, acesse o edital do processo seletivo, disponível em https://www.editais.uff.br/7942.

21-06-2022 UFF abre vaga de estágio interno não obrigatório de Arquivologia UFF

A Divisão de Admissão e Cadastro da Coordenação de Registros e Legislação da UFF abriu processo seletivo para estágio não obrigatório de Arquivologia, a ser realizado na reitoria da Universidade.

As inscrições devem ser realizadas virtualmente através do envio do currículo do candidato para o e-mail dac.crl@id.uff.br, até o dia 30 de junho de 2022. Para se inscrever, o candidato deverá estar regularmente matriculado a partir do terceiro período no curso de Arquivologia da UFF.

Para mais informações acerca do processo seletivo e da vaga oferecida, acesse o edital, disponível em https://www.editais.uff.br/7939.

20-06-2022 FAPERJ lança os editais de Iniciação Científica e Tecnológica FAPERJ

Estão abertos os editais para:

Bolsa de Iniciação Científica (IC)

A indicação do bolsista será feita apenas após a aprovação do projeto submetido. Com essa nova prática, que está em uso desde a edição de IC 2020, a FAPERJ vem conseguindo reverter a alta taxa de desistência dos bolsistas entre o período de indicação e implementação da bolsa que era observada nas edições anteriores.

Para estarem aptos a assumir a bolsa de IC os alunos devem atender os seguintes critérios de elegibilidade:

    Estar regularmente matriculado em curso de graduação sediado no estado do Rio de Janeiro durante toda a vigência da bolsa;
    Estar cursando a partir terceiro período da graduação no ato da inscrição, independentemente de ter ocorrido troca de curso, equivalência, ou segunda graduação;
    Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a sete no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa. Propostas enviadas que não cumpram essa exigência serão negadas não cabendo recurso;
    Possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado;
    Não possuir vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa com instituição pública ou privada e, também, não possuir outra fonte de rendimento e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.

O prazo para submissão de projetos ao edital é até o dia 29 de junho de 2022.

Bolsa de Iniciação Tecnológica (IT)

Na última edição, em 2021, a bolsa de Iniciação Técnológica passou por adaptações e ganhou um novo formato mais focado no empreendedorismo e inovação, o que gerou um aumento na demanda pelas bolsas. Foram recebidos quase 150 projetos, o que corresponderia a quase 300 pedidos de novas bolsas. Por conta dessa alta procura, na edição de 2022 foram aumentadas as cotas de bolsas IT para até 150 contemplados, pelo prazo de 12 meses, sendo possível uma renovação por igual período.

O prazo para submissão dos projetos vai de 19 de maio a 24 de junho de 2022, e, uma vez o projeto aprovado, os orientadores poderão submeter o pedido das bolsas de 12 de setembro de 2022 a 22 de dezembro de 2022.  A indicação do bolsista será feita após a aprovação do projeto submetido. Vale a pena conferir o cronograma de deliberação das bolsas para programar o início das atividades dos bolsistas.

Um dos principais objetivos do Programa IT é Incentivar graduandos de qualquer campo do conhecimento para atuarem em áreas de empreendedorismo e inovação de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), Instituições de Ensino Superior (IES), Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) ou organizações da sociedade civil sem fins de lucro, sob a supervisão de um profissional qualificado.

 

Acessem mais informações nos links abaixo.

 

20-06-2022 Não perca essa oportunidade: Prêmio Tiradentes CAPES

O Prêmio Tiradentes é uma iniciativa gerada por meio de demanda apresentada pelo Ministério da Defesa (MD) à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de ampliar o alcance da premiação que já existia somente no âmbito do Ministério da Defesa sob o nome de Prêmio Tiradentes.

Para se avaliar a relevância do tema para a área de Defesa, será considerada a sua relação com os objetivos da Política Nacional de Defesa ou com as ações da Estratégia Nacional de Defesa ou, ainda, com o Livro Branco de Defesa Nacional, no que diz respeito aos projetos estratégicos das Forças Armadas. Esses documentos poderão ser acessados por intermédio do site do Ministério da Defesa, na Internet. Quanto à área da segurança internacional, deverão ser considerados seus reflexos para o Brasil.

Objetivos
O Prêmio Tiradentes tem por objetivo identificar, dar visibilidade e valorizar, por meio de premiação em dinheiro e apoio à participação em congressos acadêmico-científicos, dissertações e teses de autores brasileiros, cujos temas tenham relação com a Defesa Nacional, e, ainda, estimular a produção de pesquisas e estudos acadêmicos sobre temas de interesse da defesa e contribuir para a formulação de políticas públicas e para a consolidação do pensamento nacional em matéria de defesa.

O Prêmio Tiradentes visa, também, estimular, sempre que possível, a ampla divulgação, no país e no exterior, dos resultados e produtos derivados de parcerias entre o Ministério da Defesa e a CAPES como o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (PRÓ-DEFESA) e o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA).

Premiação
O Prêmio Tiradentes contará com duas categorias de premiação: Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.

A premiação do Prêmio Tiradentes sobre Defesa Nacional consiste em:

Pagamento, pelo Ministério da Defesa e mediante depósito em conta corrente, aos autores dos trabalhos vencedores em cada uma das categorias, nos seguintes valores, já descontados impostos incidentes:

Categoria Dissertação de Mestrado

Colocação Valores
1º Lugar R$ 7.000,00 (sete mil reais)
2º Lugar R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
3º Lugar R$ 3.000,00 (três mil reais)

  Categoria Tese de Doutorado

Colocação Valores
1º Lugar R$ 9.000,00 (nove mil reais)
2º Lugar R$ 7.000,00 (sete mil reais)
3º Lugar R$ 5.000,00 (cinco mil reais)

Passagens aéreas e diárias, custeadas pela CAPES, para o autor e um dos orientadores da dissertação ou tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá em Brasília. Serão custeadas passagens somente de trechos que compreendam o território brasileiro;
Certificado de premiação para o autor e ao orientador, coorientador(es) de cada dissertação ou tese premiada;
Prêmio para o primeiro, segundo e terceiro colocados, nas categorias Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado, para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$3.000,00 (três mil reais) para cada autor, que será implementado pela Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES (DPB);
Prêmio para o orientador principal do primeiro colocado, nas categorias Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado, com auxílio para participação em evento acadêmico-científico internacional, nos critérios previstos na Portaria n° 235, de 7 de dezembro de 2011, que será implementado pela Diretoria de Relações Internacionais da CAPES (DRI);
Poderá ser concedido certificado de menção honrosa aos trabalhos classificados em 4º lugar, por categoria, julgados pela Comissão como de reconhecida qualidade.
Inscrição
A inscrição de cada dissertação ou tese deverá ser realizada, exclusivamente, pelo site https://pcd.capes.gov.br/inscricao, até o dia 11 de julho de 2022.

 

20-06-2022 Confira o edital de Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional FAPERJ

Objetivo

Apoiar projetos de iniciação ou pré-iniciação tecnológica que permitam aos discentes aplicarem conhecimentos teóricos na execução de projetos práticos, com a finalidade de participarem em competições, nacionais ou internacionais, cujo objeto seja a experiência com nova tecnologia, inovação ou empreendedorismo, especificamente de caráter educacional.

Lançamento do edital: 12/05/2022
Submissão de propostas on-line: a partir de 12/05/2022 até 15/06/2022 22/06/22
Divulgação do resultado preliminar: a partir de 28/07/2022
Apresentação dos documentos exigidos: 01/08/2022 a 12/08/2022
Divulgação dos resultados da documentação: 25/08/2022
Prazo para os recursos: 29/08/2022 a 02/09/2022
Divulgação do resultado final: 08/09/2022
Submissão dos pedidos de bolsas: 12/05/2022 até 22/09/2022

15-06-2022 Inscrições abertas para bolsas de pós-doutorado em Ciências Sociais pela Fapesp FAPESP

Termina na próxima segunda-feira, 20 de junho, o prazo para se inscrever no processo de seleção para bolsa de pós-doutorado em Ciências Sociais no Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-FAPESP).

O valor da bolsa é de R$ 8.479,20 mensais. Confira abaixo os detalhes do processo seletivo descritos no edital, disponível em português e inglês.

- Edital CEM/Cepid - Português

- Edital CEM/Cepid - inglês

 

Para obter mais informações e enviar a documentação solicitada, envie um e-mail para centrodametropole@usp.br.

 

 

14-06-2022 Faperj abre seleção para bolsas de iniciação científica FAPERJ

A Coordenação de Pesquisa da Universidade Federal Fluminense informou a abertura do Edital FAPERJ Nº 06/2022 - Bolsa de Iniciação Científica, que tem por objetivo estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural. A vigência das bolsas é de até 12 meses.

As propostas devem ser submetidas do dia 19 até o dia 29 de junho, através do preenchimento do formulário on-line no sistema SisFAPERJ e da submissão do projeto no sistema.

Para maiores informações sobre o processo de seleção dos projetos pela Faperj, acesse o edital, disponível em http://pesquisa.uff.br/sites/default/files/Edital_FAPERJ_N%C2%BA_06_Prog....

14-06-2022 Inscrições abertas para bolsa de iniciação tecnológica da Faperj FAPERJ

A Coordenação de Pesquisa da UFF informou a abertura do Edital FAPERJ Nº 05/2022 - Bolsa de Iniciação Tecnológica (IT), com vigência de 12 meses. A bolsa tem por objetivo estimular o envolvimento de estudantes de graduação, de qualquer área de conhecimento, em atividades atreladas ao processo de inovação.

Os interessados podem submeter suas propostas à seleção de 19 a 24 de junho, através de preenchimento de formulário disponível no edital do processo seletivo. O proponente do projeto deverá ter grau de mestre ou equivalente com vínculo funcional ou empregatício em instituições públicas ou privadas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, e que desenvolva atividades atreladas a processos de empreendedorismo e inovação.

Para maiores informações, acesse o edital da Faperj, disponível em http://pesquisa.uff.br/?q=content/edital-faperj-n%C2%BA-052022-bolsa-de-....

14-06-2022 Empresa júnior de Produção Cultural seleciona novos membros UFF

A 33 Produções, empresa júnior de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, abriu seleção de novos membros para a nova gestão 2022-2024. A empresa está localizada no Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, sede do curso de origem da empresa.

A 33 Produções desenvolve ações culturais junto ao IACS e parceiros externos desde 1999, oferecendo a experiência prática e preparando o aluno para o mercado de trabalho. Nos últimos anos, a empresa júnior desenvolveu diversos projetos, como Ciclo de palestras e debates Sobre Viver de Cultura 2020; Festival Som na UFF; Festival de Música Instrumental/ Maratona Cultural 2016, entre outros.

As inscrições devem ser realizadas virtualmente através de preenchimento de formulário on-line, até o dia 19 de junho. Os candidatos devem estar regularmente matriculados na graduação de Produção Cultural da UFF. As vagas têm vigência de dois anos.

Para maiores informações, acesse o edital do processo seletivo, disponível em https://docs.google.com/document/d/1HkYrUwZKIfc8zSenEsB7iVJisSbYdppQTljc....

14-06-2022 Inscrições abertas para o PET Saúde UFF

A coordenação do grupo PET - Saúde/ Gestão e Assistência da UFF abriu processo seletivo de alunos para compor o programa de educação pelo trabalho para saúde. Ao todo, são oferecidas 40 vagas para estudantes de cursos da área da saúde, com o objetivo de desenvolver vivências e produzir conhecimento relevante na área de formação para atuação no SUS.

O PET-SAÚDE/GESTÃO E ASSISTÊNCIA tem como pressupostos “ações de educação
pelo trabalho para a saúde visando ao fortalecimento do processo de integração
ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS)
e as Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de promover a preparação de futuros
profissionais da saúde para atuação colaborativa em eixos vinculados à gestão em
saúde e assistência à saúde”.

As inscrições devem ser realizadas através do formulário https://forms.gle/xHXQGT1xwSVruptc8, do dia 20 de junho ao dia 3 de julho deste ano. Poderão se candidatar estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Os selecionados deverão ter disponibilidade de até 8 horas semanais para se dedicar ao projeto.

14-06-2022 Inscreva-se no programa PEW Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences - 2022/2023 pewtrusts

Estão abertas as incrições para o "PEW Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences - 2022/2023". Este programa oferece apoio para jovens cientistas da América Latina realizarem treinamento de pós-doutorado em laboratórios de excelência nos EUA. O programa oferece uma bolsa no valor de U$ 30.000/ano, durante 2 anos, e um prêmio adicional de U$ 70.000 aos contemplados que confirmarem regresso à América Latina. Este prêmio adicional se destina à aquisição de equipamentos e insumos para auxiliar no estabelecimento de um laboratório de pesquisa independente do bolsista repatriado. Este programa contempla todas as áreas das Ciências Biomédicas. As inscrições estão abertas até o dia 17/08/2022.

Maiores informações podem ser encontradas nos links abaixo, nos arquivos anexados ou diretamente com os membros do comitê regional brasileiro.

https://www.pewtrusts.org/en/projects/pew-latin-american-fellows/program...
https://www.pewtrusts.org/en/projects/pew-latin-american-fellows/to-apply

14-06-2022 Participe do formulário do projeto PSIcovidA Universidade Federal Fluminense

O projeto PSIcovidA e o movimento Parent in Science convidam docentes universitários e do ensino básico, pesquisadores, estudantes universitários e técnicos administrativos a responderem a esta pesquisa que visa estudar a saúde mental da população acadêmica.
Por favor, responda o formulário e compartilhe com seus colegas. Coletar um bom número de respostas é fundamental para que consigamos analisar os dados com confiabilidade.
Esperamos que estes resultados impulsionem transformações que melhorem a saúde mental de nossa comunidade.

 https://forms.gle/9puhG5v572KyrQJy5
 https://www.psicovida.org/

14-06-2022 Se inscreva no próximo webinar do programa 'Tübingen Science Bridge - Connecting Brazil Germany' Tübingen Science Bridge

O próximo webinar do programa Tübingen Science Bridge - Connecting Brazil Germany, que acontece no dia 04 de julho às 11:30 am BRT (04:30 pm MEZ), terá como link a área da biotecnologia e contará com a participação do Prof. Dr. Raul Sperotto, da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Ele colocará em pauta a temática “Collaboration opportunities in the field of biotechnology applied to  agricultural sciences”. 

O Brasilien-Zentrum de Baden-Württemberg da Universidade de Tübingen lançou o programa Tübingen Science Bridge - Connecting Brazil Germany em abril de 2022, com foco na internacionalização da Ciência e Pesquisa e de novos impulsos para a cooperação entre a Universidade de Tübingen e universidades parceiras do Brasil. Além de aproximar e fortalecer o trabalho colaborativo, por meio de uma sequência de palestras (on-line), a iniciativa tem como objetivo promover e expandir a ciência. 

Cientistas de diversas instituições parceiras apresentam seus últimos dados de pesquisa, promovendo um ambiente integrado e construtivo da ciência e, ainda, disseminando o conhecimento global. As palestras on-line do Tübingen Science Bridge são destinadas a professores e pesquisadores científicos, alunos de pós-graduação, como também para o público em geral. Os webinars acontecem em inglês na plataforma ZOOM para permitir a
discussão e interação.

Faça sua inscrição aqui: https://bit.ly/TSBridge-july

14-06-2022 FAPERJ lança Programa de Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos em Ciências Agrárias FAPERJ

A Diretoria da FAPERJ anunciou nesta segunda-feira, 6 de junho, o lançamento do “Programa de Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos em Ciências Agrárias no Estado do Rio de Janeiro – 2022” (Edital AGRO 2022). Ao todo, serão R$ 40 milhões usados para financiar propostas em áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária e Zoonoses, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Recursos Pesqueiros e Aquicultura.

Serão três diferentes faixas de financiamento. A primeira, destinada a equipes de pelo menos cinco pesquisadores com vínculos nas instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), sediadas no Estado do Rio de Janeiro, prevê financiamento de até R$ 800 mil. A faixa B destina-se ao financiamento de propostas apresentadas por empresas privadas brasileiras, em associação colaborativa com pesquisadores de ICTs. Os recursos para os projetos desta modalidade são de até R$ 1,5 milhões. E a faixa C destinada a proponentes que tenham vínculo com startup e que poderão solicitar ate R$ 150 mil.

O prazo para submissão online dos projetos multidisciplinares, científicos e tecnológicos vai até o dia 07/07/2022.

Confira no link abaixo o edital na íntegra:

https://www.faperj.br/rp/downloads/Edital-Agro-2022.pdf

13-06-2022 Inscrições abertas para Doutorado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas UFF

A coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas abriu inscrições para o exame de seleção para o curso de Doutorado do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense.

O curso é oferecido a profissionais da área de ciências da vida com curso de graduação e mestrado reconhecidos. As linhas de pesquisa a serem desenvolvidas são: Aspectos clínicos, epidemiológicos e evolutivos e Estratégias de controle de agentes microbianos e parasitários.

As inscrições devem ser realizadas virtualmente via formulário https://forms.gle/Dd9tQtFaLZnX6E9v7, até dezembro deste ano. Ao todo, são oferecidas 20 vagas na seleção.

Para maiores informações, acesse o edital do processo seletivo disponível em https://www.editais.uff.br/7935.

13-06-2022 Vagas abertas em curso de Mestrado em Engenharia Química UFF

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal Fluminense abriu processo seletivo para vagas no curso de Mestrado em Engenharia Química.

Ao todo, serão oferecidas 26 vagas com ingresso previsto para o segundo semestre de 2022. Os projetos deverão focar em três áreas de concentração, sendo elas: Desenvolvimento, Caracterização e Análise de Materiais; Processos e Fenômenos da Indústria de Transformação e Energia e Meio Ambiente.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo e-mail peq.tce@id.uff.br, do dia 15 ao dia 30 de junho. Os candidatos devem possuir certificado de graduação em cursos das seguintes áreas de conhecimento: Engenharias, Ciências Exatas e áreas afins.

Para mais informações, acesse o edital da seleção, disponível em https://www.editais.uff.br/7936.

10-06-2022 BNDES abre inscrições de prêmio para artigos sobre mudanças climáticas BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social abriu inscrições para o Prêmio BNDES pelo Clima, que seleciona artigos científicos sobre mudanças climáticas. A premiação tem por objetivo estimular a pesquisa científica sobre mudanças climáticas relacionada ao caso do Brasil.

Poderão ser inscritos artigos que abordem pelo menos um dos seguintes temas: mercado de crédito de carbono; infraestrutura sustentável: investimentos, financiamento e impactos; uso sustentável do solo e desmatamento; mercado florestal: instrumentos financeiros de apoio, avaliação e concessões florestais; e mudanças climáticas: impactos, modelos de mitigação, de adaptação e transição justa.

As inscrições deverão ser realizadas virtualmente por meio do formulário http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/desenvolvimento-sustentavel..., até o dia 8 de agosto. Os candidatos, que devem ter diploma de graduação, podem apresentar trabalhos individualmente ou em grupo. Os três primeiros colocados garantem prêmios de R$ 30.000, R$ 20.000 e R$ 10.000, respectivamente.

Para mais informações, acesse o edital do BNDES pelo Clima, disponível em https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/395a857c-f7a3-4662-8a3e-46....

10-06-2022 Inscrições para o treinamento Mulheres em Tech - Lideranças Inclusivas vão até o dia 14/6 Rede Nacional de Pesquisa

O treinamento é uma parceria entre a British Council e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e pretende alcançar mulheres pesquisadoras, profissionais ou empreendedoras das áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que buscam avançar em suas carreiras. A formação é totalmente gratuita e remota. São 12 módulos e 34h de aprendizado em empreendedorismo, marketing, equidade de gênero, gestão e negócios, além de dinâmicas síncronas e assíncronas com trocas de experiência.

A RNP está disponibilizando 50 vagas para mulheres das áreas de STEM.

Informações importantes:

As candidatas devem preencher o formulário de inscrição até o dia 14/6 pelo link: https://pt.surveymonkey.com/r/inscricaomulherestech2022?utm_campaign=mul...
A RNP fará a análise das inscrições e enviará, por e-mail, informações sobre o acesso à plataforma das aulas para as candidatas selecionadas. O resultado do processo sai no dia 28/6 e o treinamento acontece do dia 11/7 até 30/10.

09-06-2022 Vagas abertas para mestrado e doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra UFF

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra abriu processo seletivo para vagas de mestrado e doutorado. Podem se candidatar profissionais graduados e portadores de diploma de Geologia, Geofísica, Biologia, Oceanografia, Geografia, Engenharias ou áreas afins. 

As inscrições devem ser realizadas virtualmente através do envio dos documentos para o e-mail maristelamoreira@id.uff.br, com Seleção Fluxo Contínuo DOT - Nome do(a) Orientador(a) - Nome do Candidato(a), no campo do assunto. O prazo para inscrição vai até o dia 01/12/2022.

Para maiores informações, acesse o edital do processo seletivo, disponível em https://www.editais.uff.br/7929.

 

09-06-2022 Inscrições abertas para o PET de História UFF

O Grupo PET/Conexões de memórias, experiências e saberes do curso de História abriu inscrições para 1 (uma) vaga de bolsista e até 5 vagas de não bolsistas para integrarem o programa. Para concorrer às vagas, o estudante deve estar regularmente matriculado no curso de História da UFF.

As inscrições devem ser realizadas através de envio de e-mail com todo o material anexado
para o endereço pet.historia.uff@gmail.com, até o dia 14 de junho de 2022. O bolsista selecionado terá direito a uma bolsa no valor de R$ 400,00.

Para maiores informações sobre os trâmites do processo seletivo, acesse o edital disponível em https://www.editais.uff.br/7927.

09-06-2022 Liga Acadêmica de Alimentos e Bebidas abre processo seletivo UFF

A Liga Acadêmica de Alimentos e Bebidas de Ceuci da Universidade Federal Fluminense abriu processo seletivo para vagas em seu comitê executivo. Os cargos a serem preenchidos são: Assessor de Eventos, Assessor de Marketing, Assessor de Projetos e Assessor de Operações.

A Liga Acadêmica de Alimentos e Bebidas de Ceuci da UFF é uma organização estudantil que objetiva disseminar conhecimentos relacionados ao setor alimentício, de maneira teórica e prática, por meio de eventos, produção científica e ações presenciais.

As inscrições devem ser realizadas através do formulário https://forms.gle/HZ2kdCV4GtEqqUUA7, até o dia 24 de junho. O candidato deverá estar devidamente matriculado em um dos cursos de graduação de Engenharia
Agrícola e Ambiental, Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Engenharia
Química, Farmácia ou Nutrição da UFF.

Para maiores informações sobre o processo seletivo, acesse o edital, disponível em https://drive.google.com/file/d/1VYMV5Ocy9O2PeLuyibCy_-CIzU0jnYet/view.

08-06-2022 Concurso BiOptimizers de Ensaios BiOptimizers

Para se candidatar, os estudantes com 18 anos ou mais devem escrever um ensaio de 1000 palavras ou mais sobre um desses três tópicos:

  • "Como Melhorar o Microbioma Será o Remédio do Futuro".
  • "Como Aproveitar o Poder do Microbioma para Alcançar a Felicidade e o Sucesso"
  • "Como a otimização do desempenho cerebral permitirá que se atinja seu pleno potencial"

Os estudantes podem enviar seus ensaios por e-mail para contact@bioptimizers.com até o prazo final de 6 de setembro de 2022. Certifique-se de que seu trabalho é 100% original e salve o ensaio em formato Microsoft Word ou PDF - não aceitaremos links Dropbox ou Google Docs/Drive. Não se esqueça de incluir seu nome, suas informações de contato e o nome de sua universidade.

A equipe da BiOptimizers então avaliará todas as inscrições e escolherá três vencedores com base na originalidade, criatividade e qualidade.

O primeiro lugar receberá uma bolsa de estudos de US$ 1.500
O segundo lugar ganhará uma bolsa de estudos de US$ 1.000
O terceiro lugar receberá uma bolsa de estudos de US$ 500

Selecionaremos os vencedores e, em 20 de setembro de 2022, os notificaremos por telefone e e-mail naquele dia.

Mais informações estão disponíveis no site da organização.

08-06-2022 Inscrições abertas para o Catálogo de Tecnologias Sociais 2022 UFF

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e a Agência de Inovação (Agir) da Universidade Federal Fluminense (UFF) lançam o Edital de Chamamento e Registro de Experiências de Tecnologia Social de 2022.

Esperamos que docentes, técnicos administrativos e/ou alunos apresentem suas experiências de tecnologia social desenvolvidas no âmbito da UFF, visando o mapeamento, documentação e divulgação das informações, para dar visibilidade às experiências desenvolvidas, produzindo registro e memória a partir das iniciativas registradas.

Em decorrência do cenário provocado pela pandemia de Covid-19, desde o ano de 2021 o edital visa contemplar experiências de tecnologia social elaboradas para o enfrentamento da Covid-19. As inscrições estão abertas até o dia 10 de julho de 2022 e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.

Para ter acesso a todas as informações e saber se possui os pré-requisitos para se inscrever, acesse o edital clicando aqui.

03-06-2022 Prêmio L'Oréal-UNESCO For Women in Science Fondation L'Oréal

 

Todos os anos sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática recebem uma bolsa de R$ 50 mil cada para serem investidos em suas pesquisas.

As inscrições para a edição de 2022 estarão abertas até 30 de junho e os vencedores serão conhecidos no segundo semestre deste ano. Para participar, a candidata deve ter concluído o doutorado em 01/01/2014. Para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para aquelas com dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos.

 

Mais informações no site da Fondation L'Oréal.

03-06-2022 Inscrições abertas para o mestrado em Economia UFF

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense abriu o processo de seleção para a turma de ingressantes de 2023 do mestrado em Economia.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio da página do Exame Nacional de Seleção da ANPEC: http://www.anpec.org.br/novosite/br/exame. As matrículas serão efetuadas em janeiro ou fevereiro de 2023 em dias e horários a
serem divulgados pelo PPGE/UFF.

Para maiores informações sobre os trâmites do processo seletivo, acesse o edital, disponível em https://www.editais.uff.br/7921 ou o site da ANPEC.

Páginas

Subscrever Oportunidades