Eventos hoje!

Quando Tipo de evento Descrição do evento Local de Realização
04/12/2023 - 06:30 até 10/12/2023 - 22:00
Festival Musimagem Festival

O Festival Musimagem chega a sua nona edição, pela primeira vez em Niterói, por meio de uma parceria com o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense – CEART e o Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense – IACS.

O evento ocorre nos formatos presencial e on-line com diversas participações internacionais. Celebramos mais uma vez a presença de ilustres convidados e convidadas internacionais, como o compositor Harry Gregson-Williams (Shrek, Crônicas de Nárnia, Antz) e Matthijs Kieboom (Wolf) em Niterói, além das presenças on-line de Nicola Piovani (A Vida é Bela), Brad Fiedel (Exterminador do Futuro), Peter M. Bernstein (Caravana da Coragem), Debbie Wiseman (Padre Brown), Pinar Toprak (Capitã Marvel, Patrulha Canina) e os compositores membros da Musimagem Brasil, Plínio Profeta e o homenageado do ano Egberto Gismonti com o prêmio Remo Usai!!

Além da nova parceria com o CEART e o IACS, o festival conta com a parceria do Consulado Holandês que irá trazer ao Brasil o compositor Matthijs Kieboom. Conta também com a parceria da Associação Brasileira de Música e Artes – ABRAMUS, da Associação de Intérpretes e Músicos – ASSIM, do site espanhol SoundtrackFest, do produtor Robert Townson, da gravadora MovieScore Media, do designer Maurizio Manzo.

Confira a programação aqui.

BR
26/09/2023 - 08:00 até 08/12/2023 - 20:00
Exposição ‘Natureza no Campus’, realizada em parceria com o Programa Vida no Campus e a Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) Cultura

 

A UFF/SDC por meio da Biblioteca Central do Gragoatá e o Programa Vida no Campus apresentam a exposição ‘Natureza no Campus’!!!

O Programa Vida no Campus é uma ação extensionista e socioambiental de extrema importância para a vida, o cuidado e a preservação do meio ambiente do Campus do Gragoatá, se concretizando com ações pedagógicas, preservacionistas e de sensibilização da comunidade acadêmica.

A exposição se deu através de um concurso de fotografia, em comemoração aos 25 anos do programa, em 2022, sendo selecionadas 28 fotografias que posteriormente foram transformadas na exposição ‘Natureza no Campus’.

A abertura aconteceu no dia 26 de setembro e ficará até o dia 8 de dezembro no espaço cultural da BCG, localizado no primeiro piso da biblioteca.

Não deixem de conhecer essa linda exposição, esperamos vocês!!

UFF - Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, BR
01/12/2023 - 20:00 até 10/12/2023 - 18:00
Espetáculo Teatral - Ficções Cultura

Vera Holtz retorna a Niterói  com 'Ficções' no Teatro da UFF

Depois do sucesso de público e de crítica, FICÇÕES retorna para a cidade, só que agora com 31 indicações e os prêmios Shell e APTR (Associação de Produtores de Teatro) de Melhor Atriz, de Melhor Música para Federico Puppi, de melhor direção e desenho de luz no Prêmio Bibi Ferreira.  

Idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e escrito e encenado por Rodrigo Portella, o espetáculo parte do best-seller “Sapiens – uma breve história da humanidade, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, que já vendeu mais de 23 milhões de cópias em todo o mundo. O enredo leva o público a refletir sobre a própria existência, no que é real ou inventado e no porquê a humanidade segue insegura e sem saber para onde ir. 

Vera se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca e instiga a plateia e interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora e, às vezes, é a própria atriz falando. 

“Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca a atriz. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, completa. 

Para Rodrigo, “é um espetáculo íntimo, quem for lá vai se conectar com a Vera, ela está muito próxima, tem uma relação muito direta com o espectador.

Publicado em 2014, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo ao nosso redor: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc. Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que esses. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor? 

“É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nós pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo. Acho que esse é o principal mérito da obra dele”, analisa Felipe, que comprou os direitos para adaptar o livro para o teatro em 2019.

Mais de 37 mil espectadores já assistiram à peça, que fez sua estreia em setembro de 2022 na capital carioca, seguiu para São Paulo em janeiro deste ano e percorreu outras cidades brasileiras. 

Quando foi chamado para escrever e dirigir, Rodrigo imaginou que iria pegar pedaços do livro para transformar em um espetáculo: “Ao começar a ler, entendi que não era isso. Era preciso construir uma dramaturgia original a partir das premissas do Harari que seriam interessantes para a espetáculo. Em nenhum momento, no entanto, a gente quer dar conta do livro na peça. Na verdade, é um diálogo que a gente está estabelecendo com a obra”, enfatiza. A estrutura narrativa foi outro ponto determinante no propósito do espetáculo: “Eu queria fazer uma peça que fosse espatifada, não é aquela montagem que é uma história, que pega na mão do espectador e o leva no caminho da fábula. Quis ir por um caminho onde o espectador é convidado, provocado a construir essa peça com a gente. É uma espécie de jam session. É uma performance em construção, Vera e Federico brincam com tudo, com os cenários, tem uma coisa meio in progress”, descreve. 

Rodrigo Portella criou um jogo teatral em que a todo momento o espectador é lembrado sobre a ficção ali encenada: “Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções, conectando as realidades criadas pela humanidade com o próprio acontecimento teatral”, resume. 

Para a empreitada, Rodrigo Portella contou com a interlocução dramatúrgica de Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa: “Mesmo sem colaborar diretamente no texto, elas foram acompanhando, balizando a minha criação, foram conversas que me ajudaram a alinhar a direção, o caminho que daria para o espetáculo”, conta.

FICHA TÉCNICA:
VERA HOLTZ em FICÇÕES 

Inspirada a partir do livro Sapiens – Uma breve história da humanidade”, de Yuval Noah Harari

Idealizada por Felipe Heráclito Lima

Escrita e encenada por Rodrigo Portella

Performance e Trilha Sonora Original: Federico Puppi

Interlocução dramatúrgica: Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa

Cenário: Bia Junqueira

Figurino: João Pimenta

Iluminação: Paulo Medeiros

Preparação corporal: Tony Rodrigues

Preparação vocal: Jorge Maya

Programação Visual: Carlos NunesCadão”

Fotos: Ale Catan
Direção de produção: Alessandra Reis
Gestão de projetos e leis de incentivo: Natália Simonete
Produção executiva: Wesley Cardozo
Administração: Cristina Leite
Produtores associados: Alessandra Reis, Felipe Heráclito Lima e Natália Simonete


01 a 10 de dezembro de 2023
Sextas e sábados, às 20h | domingos às 18h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí - Niterói
Ingressos: R$ 80 (inteira) - R$ 40 (meia)
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

Rua Miguel de Frias, 9, Niterói, RJ, BR
04/12/2023 - 16:00 até 05/12/2023 - 21:00
17ª Edição do Controversas: Jornalismo por Novos Olhares Debate

A atmosfera de debate jornalístico está prestes a tomar conta da Universidade Federal Fluminense (UFF) nos dias 4 e 5 de dezembro. Sob o tema "Jornalismo por Novos Olhares", o Controversas chega à sua 17ª edição, prometendo um encontro repleto de diversidade, educação e diálogo aberto ao público externo.

Localizado no Auditório do IME no bloco G da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ, o evento acontecerá das 16h às 21h e é gratuito.

A programação do Controversas é marcada por grandes nomes da comunicação brasileira, incluindo Branca Vianna (Rádio Novelo), Rene Silva (Voz das Comunidades), Thiago Gomide (Tá Na História), Nathália Braga (ex-The Intercept), Lucas Landau (fotojornalista independente), Yuri Fernandes (#Colabora), Thássius Veloso (Tecnoblog) e Manuella Caputo (Abraji).

Os temas em destaque abordam "A alternativa do jornalismo independente", "Tendências do jornalismo digital" e "Jornalismo em novos formatos". A diversidade é a essência do Controversas, permeando todas as mesas de discussão. Alunos e professores, unidos na organização, têm como objetivo aproximar futuros jornalistas da realidade do mercado de trabalho e promover debates alinhados à perspectiva de transformação social.

O evento também abrigará a 8ª edição do Prêmio Controversas de Jornalismo Universitário, destacando os melhores trabalhos dos estudantes nas categorias de reportagem para impresso/digital, reportagem para rádio, reportagem para TV e fotojornalismo. A premiação será realizada no segundo dia do Controversas, 5 de dezembro.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público externo. O Controversas busca abrir as portas do curso aos estudantes do ensino médio interessados em explorar a profissão de jornalista. A expectativa é receber cerca de 200 pessoas nos dois dias.

Evento gratuito

Acesse o site do evento para inscrições e nos siga no Instagram para maiores informações.

Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/N, Bloco G, Niterói, RJ, BR
05/12/2023 - 15:00
Lançamento do Catálogo de Tecnologias Sociais 2023 Solenidade

Tecnologia social se refere, de forma geral, a práticas, técnicas, metodologias ou dispositivos desenvolvidos e utilizados para resolver questões sociais e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Essas tecnologias têm como objetivo principal promover a inclusão social, a sustentabilidade e a equidade.

A edição 2023 do Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF será lançada no dia 05 de dezembro de 2023, às 15 horas, em um evento presencial na Agência de Inovação (Agir), com a participação dos coordenadores, vice-coordenadores e integrantes dos 15 projetos incluídos neste ano.

O Catálogo é uma realização da Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, teve sua primeira edição em 2017 e cresce a cada ano. A publicação de 2023 reúne 110 experiências de tecnologia social e visa reunir experiências de tecnologia social em curso, em fase piloto ou já finalizadas, desenvolvidas pela UFF por meio dos seus docentes, estudantes ou técnicos administrativos.

Nesse sentido, o catálogo produz registro e memória das experiências, fruto de projetos de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação, desenvolvidos a partir do encontro entre os saberes da universidade e da sociedade, e que tem como propósito o desenvolvimento social.

Segundo a chefe da coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais da Agir, a professora Luciane Patricio, as tecnologias sociais apresentadas no catálogo estão reunidas em dez subgrupos: “1) Metodologias e Ferramentas Didáticas Inovadoras; 2) Jogos; 3) Valorização e Preservação da Memória Cultural; 4) Geração de Renda; 5) Acesso a Direitos e Cidadania; 6) Inovação e Saúde; 7) Formação de Recursos Humanos e Intervenção Social; 8) Redes e Políticas Públicas; 9) Popularização e Democratização da Ciência e da Tecnologia; e 10) Experiências Piloto”.

Na ocasião do lançamento do Catálogo serão exibidos minidocs sobre três tecnologias sociais catalogadas:
1) Bacia Escola;
2) Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC) e
3) Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Alimentação e Saúde do Escolar (GEPASE).

PROGRAMAÇÃO

15h - Abertura Institucional com autoridades acadêmicas presentes
15h15 - Apresentação do Catálogo de Tecnologias Sociais 2023 e Apresentação dos Minidocs das Tecnologias Sociais
15h30 - Anúncio dos projetos catalogados em 2023

GRUPO 1 - Metodologias e Ferramentas Didáticas Inovadoras
Laboratório Aberto de Agroecologia, Nutrição e Tecnologia da Faculdade de Nutrição
Emília de Jesus Ferreiro (LAANT)
Coordenadora: Profa. Daniele da Silva Bastos Soares
Vice-Coordenador: Jean Carlos da Conceição Rocco

GRUPO 2 - Jogos
Mapa de Ingresso na Universidade: uma gameficação para estimular o ingresso na
universidade
Coordenadora: Profa. Karin da Costa Calaza

GRUPO 3 - Valorização e Preservação da Memória Cultural
Educação Patrimonial: protagonismo jovem e identidade regionais
Coordenador: Prof. Daniel Costa de Paiva
Vice-Coordenador: Fabiano Madeira Lacerda

GRUPO 4 - Geração de Renda
Juventudes e Economia Solidária: Trabalhando a Teoria e Prática com o Projeto Canudo Azul
Coordenador: Pedro Paulo Souza da Silva
Vice-Coordenador: Prof. Luis Henrique Abegão

GRUPO 5 - Acesso a Direitos e Cidadania
Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade,Inclusão e Inovação.
Coordenador: Prof. Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto
Vice-Coordenadora: Ruth Maria Mariani Braz

GRUPO 6 - Inovação e Saúde
PREV-IST - Aplicativo sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes
Coordenadora: Prof. Jorge Luiz Lima da Silva
Vice-coordenadora: Profa. Claudia Maria Messias
Rede VisibilizaUFF: produzindo vínculo, visibilidade e acesso à saúde bucal a pessoas Trans
Coordenadora: Profa. Flávia Maia Silveira
Vice-Coordenador: Vitor Lisbôa da Silva
DescartUFF
Coordenadora: Profa. Julia Peixoto de Albuquerque
Vice-Coordenador: Vladimir Pedro Peralva Borges Martins

GRUPO 7 - Formação de Recursos Humanos e Intervenção Social
Programa de Administração de Conflitos - Conflitos, drogas e violência: diálogos entre universidade e sociedade pela garantia de acesso aos serviços públicos e pelo
fortalecimento de redes institucionais
Coordenador: Prof. Frederico Policarpo de Mendonça Filho
Vice-Coordenadora: Profa. Lucia Eilbaum
GINGA
Coordenadora: Profa. Ana Paula Mendes Miranda
Vice-Coordenadora: Profa. Glaucia Maria Pontes Mouzinho

GRUPO 8 - Popularização e Democratização da Ciência e da Tecnologia
Feira de Ciências Simoni Lahud Guedes: Conflitos e Diálogos na Escola em uma perspectiva multidisciplinar
Coordenador: Prof. Roberto Kant de Lima
Vice-Coordenadora: Profa. Talitha Rocha
Vice-Coordenador: Prof. Marcos Veríssimo

GRUPO 9 - Experiências Piloto
Instrumento de Gestão e Sustentabilidade para o Programa Nacional de Alimentação
Coordenadora: Marcelly Christina Cabral Dos Santos
Vice-Coordenadora: Profa. Roseane Moreira Sampaio Barbosa
Araci Incubadora de Projetos de Cinema e Audiovisual
Coordenadora: Profa. Elianne Ivo Barroso
Vice-Coordenadora: Profa. India Mara Martins
UFFriATI - Universidade Federal Fluminense de Nova Friburgo Aberta à Terceira Idade
Coordenadora: Profa. Francelise Pivetta Roque
Vice-Coordenador: William Kitzinger Costa

O Auditório da Agência de Inovação (AGIR) fica no campus da Praia Vermelha, Torre Nova do Instituto de Física, 3o andar. Para mais informações sobre o evento e para acessar as edições anteriores do catálogo, confira o site Tecnologia Social UFF.

Campus da Praia Vermelha, Torre Nova do Instituto de Física, 3o andar, Niterói, RJ, BR
04/12/2023 - 09:00 até 13/12/2023 - 20:00
UFF Rio das Ostras realiza testes de ISTs no Dezembro Vermelho Campanhas internas

O Curso de Enfermagem do Campus UFF Rio das Ostras (Curo) está promovendo o Dezembro Vermelho no ”Consultório de  Enfermagem: luta e conscientização contra AIDS”, nos dias 4,7 e 13 de dezembro, quando serão realizados testes  de HIV/Aids, Hepatite B e C e Sífilis.

Qualquer dúvida  entrar em contato pelo whatsapp  (21) 95957-0108.

O Consultório Érick Igor dos Santos /Curo, fica na Rua Recife s/n, Jardim Bela Vista, Rio das Ostras.

Rua Recife, s/n, Rio das Ostras, RJ, BR
04/12/2023 - 18:00 até 06/12/2023 - 18:00
Encontro Fluminense de moedas sociais e bancos comunitários: práticas e reflexões Encontro

A UFF, juntamente com o IFRJ e a UFRJ apoiam o "Encontro Fluminense de moedas sociais e bancos comunitários: práticas e reflexões", uma iniciativa do Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM).

No ano de comemoração dos 25 anos do primeiro Banco Comunitário brasileiro, o Banco Palmas (Fortaleza, Ceará), festejamos as práticas das moedas sociais, do microcrédito e do engajamento comunitário que vêm circulando no entorno das aproximadamente 150 experiências brasileiras de bancos comunitários. Em particular, no Estado do Rio de Janeiro acompanhamos o crescimento de políticas públicas que utilizam tais práticas, no todo ou em parte, protagonizadas por prefeituras e associadas a políticas de transferência de renda. Que aprendizados nos trazem as experiências, no Estado do RJ, dos bancos comunitários “raiz”? Como as experiências municipais dialogam com tais práticas? Quais as novas potências trazidas pelo engajamento de políticas públicas de transferência de renda? Como perenizar e enraizar tais políticas? Essas são algumas das perguntas geradoras que o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM) propõe para dialogarmos neste encontro.

Confira a programação aqui.

Rua Buenos Aires, 256, Rio de Janeiro, RJ, BR