Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
- Moodle (CEAD) | Tutorial
- Google Classroom (Apresentação da ferramenta | Tutorial parte 1 | Tutorial parte 2) | Enviando trabalhos no Classroom
Acessibilidade
- Conversor de PDF para versão acessível (padrão PDF/A) - Software do TRT 14
- Conversor online de PDF para versão acessível (PDF/A)
- Orientações para redação com Linguagem Simples
- Guia de Linguagem Simples
- Curso no Enap - Linguagem Simples
- Tutorial de descrição de imagens
Ensino-Aprendizagem
- Ensino Presencial, virtual e híbrido- PROIAC/PROGRAD
- Princípios da educação online
- Educação digital em rede
- Pedagogia de projetos
- Planejamento de carga horária em ambiente virtual
- Ensino Remoto Emergencial e carga horária
- Estratégias pedagógicas
- Webinário Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior (Proiac)
- Estratégias didáticas e ferramentas digitais para a educação on-line
Avaliação
- Como criar Avaliação com teste (Google Classroom)
- Como corrigir uma avaliação (Google Classroom)
- Como criar e corrigir uma avaliação (Google Classroom)
-
Importação de notas do Google Form para o Google Classroom
Ferramentas de Videoconferência e Chat
- Google Meet - Tutorial - Blog com novidades no Google Meet
- Conferência Web da RNP - Tutorial
- Zoom
- Streamyard (transmite para youtube e facebook) - Tutorial
- OBS Studio (Software livre e de código aberto para gravação de vídeo e transmissão em tempo real)
- Jitsi
- Microsoft Teams
- Skype
- Telegram
Infográficos
Transcrição do chat das reuniões online
Manipulação de dados
- OpeRefine - Ferramenta que permite fazer uma "faxina de dados" em planilhas.
- Tabula - Ferramenta que permite extrair dados de tabelas de dentro de arquivos PDF.
- Relação de ferrametas para extração de tabelas em PDF
WebCam
Videoaulas
Produção de vídeos
- Awesome Screenshot (plugin para o Google Chrome)
- Transformar PowerPoint em Vídeo Aula (Tutorial)
- Open Broadcaster Software (OBS) - programa de streaming e gravação
- Loom - software on-line que possibilita gravar vídeos compartilhando a tela e mostrando a imagem da webcam ao mesmo tempo
Ferramentas de Inteligência Artificial (IA)
- FutureTools - Coleção de ferramentas de IA
- FUTUREPEDIA - Coleção de ferramentas de IA
- MURF.AI - Gerador de voz
- Conectar o ChatGPT na Internet
- Clipchamp - O Clipchamp é um editor de vídeo online fácil de usar que permite criar e adicionar narrações aos seus vídeos gratuitamente
- Merlin - OpenAI ChatGPT powered assistant - O aplicativo Merlin ChatGPT é um aplicativo de chatbot com tecnologia AI que permite aos usuários interagir com um chatbot inteligente para obter informações, conselhos e respostas a perguntas
- Numerous.ai - Extraia texto, categorize, gere fórmulas e use o ChatGPT diretamente na sua planilha
- Perplexity.ai - Ferramenta de pesquisa que combina um grande modelo de linguagem com capacidades de processamento de linguagem natural (NLP). Ela oferece uma experiência de busca personalizada que pode ser perigosa para o Google.
- Fliki - Transforme texto em vídeo com dublagem e legenda automaticamente
- MagicSlides - Converta os seus textos em apresentações do Google Slide.
Compartilhamento de Vídeos
Apresentações
- Powerpoint
- Prezi
- Mentimeter - ferramenta usada para criar apresentações interativas podendo obter feedback em tempo real
Direitos autorais e licença Creative Commons
Repositório de imagens
Boas práticas para o ensino online
- Boas práticas para o ensino online (Proiac)
- Boas práticas para o ensino online (Prograd) - 10/12/2020
Boas práticas na participação de reuniões online
Armazenamento de arquivos e documentos nas nuvens
Acervos digitais e e-books gratuitos da UFF
- Repositório Institucional da UFF
- Bilioteca Livre da Eduff (e-books gratuitos)
- E-books e periódicos disponíveis no catálogo online (Pergamun)
- Bases de dados de periódicos, e-books, teses e dissertações disponíveis exclusivamente para a comunidade acadêmica da UFF
Setores responsáveis pelo ensino remoto na UFF
Salas de videoconferência
Cursos não presenciais
- Graduação a distância – CEDERJ
- Extensão a distância
- Disciplinas EAD para cursos presenciais
- Especialização a distância
- MBA a distância
- Mestrado a distância
- Doutorado a distância
Regulamentação
O que é educação online?
De acordo com Edméa Santos (2009), “A educação online é o conjunto de ações de ensino-aprendizagem ou atos de currículo mediados por interfaces digitais que potencializam práticas comunicacionais interativas e hipertextuais”.
Assim, o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA) como o Classroom, não se restringem a meros repositórios de materiais ou meios de entregas de trabalhos.
“A apropriação adequada dessas interfaces permite produzir conhecimentos num processo de autoria e co-criação. O AVA seria como uma organização viva, em que seres humanos e objetos técnicos interagem num processo complexo que se auto-organiza na dialógica de suas redes de conexões” (Santos, 2009).
Por que educação online não é educação a distância (EaD)?
“Nas práticas convencionais de EAD, temos a auto-aprendizagem como característica fundante, ou seja, o cursista recebe o material do curso com instruções que envolvem conteúdos e atividades, elabora sua produção individual retornando-a, via canais de feedback, ao professor/tutor. Assim, a aprendizagem é construída e mediada pelo material didático produzido à luz de um desenho instrucional. A instrução unidirecional é o centro do processo. O sujeito aprende solitário e no seu tempo e o material didático estático tem um papel muito importante” (Santos, 2009).
Na EAD, “A docência mediadora é substituída pela tutoria reativa, ou seja, em vez de arquitetar e mediar percursos de aprendizagem, os tutores apenas tiram dúvidas, referentes aos conteúdos apresentados nos materiais didáticos, quando são solicitados”.
Já na Educação Online, “Além da auto-aprendizagem, as interfaces dos AVAs permitem a interatividade e a aprendizagem colaborativa. O cursista aprende com o material didático e na dialógica com outros sujeitos envolvidos – professores, tutores e outros cursistas, através de processos de comunicação síncronos e assíncronos. A cibercultura se constitui de novas possibilidades de socialização e aprendizagem mediadas pelo ciberespaço e no caso específico da educação formal pelos AVAs” (SANTOS, 2009).
Assim, “o conhecimento não pode ser transmitido, deve ser construído no processo. Os materiais didáticos e as diversas tecnologias devem ser pré-textos para que novos textos sejam construídos” (SANTOS, 2009).
Qual plataforma usar?
Oficialmente, a UFF disponibiliza duas possibilidades de plataformas: o Moodle, gerido pelo CEAD, e o Classroom, disponível nas contas @id.uff.br.
● A abertura de turmas do Moodle deve ser solicitada ao CEAD/UFF (http://www.cead.uff.br/)
● As salas do Classroom podem ser abertas no sistema do Quadro de Horários da UFF pelo próprio docente ou pelas chefias departamentais.
● O Classroom tem um aplicativo que pode ser baixado e é mais fácil de ser acessado pelo celular (mobile friendly).
● Evite usar plataformas diferentes dessas duas no momento da pandemia. Lembre-se que os alunos também precisam se familiarizar com as diversas plataformas que forem usadas.
● Opte pela plataforma que o docente tiver maior familiaridade.
Como contabilizar a carga horária?
● Diferente das disciplinas presenciais, em que apenas o tempo em sala de aula é contabilizado, no online o tempo para realização das atividades, tais como a leitura de textos, e assistir os vídeos obrigatórios, devem contar na carga horária da disciplina.
● Alguns pesquisadores, como o Prof. Paulo Tomazinho, sugerem que, em uma aula remota, a maior parte das atividades sejam realizadas de forma assíncrona (70%) e apenas 30% seja de atividades síncronas. Uma sugestão de distribuição pode ser:
○ 30% de conteúdo assíncrono.
○ 40% de interatividade assíncrona.
○ 30% de interação síncrona.
Como evitar o conflito de horários?
● Combine, via coordenação de curso, com todos os demais docentes que oferecerão atividades remotas, horários que podem ser usados para atividades síncronas.
● Esse horário não deve ter a mesma carga-horária das disciplinas presenciais.
● Lembre-se, no máximo 30% da carga horária da disciplina deve ser síncrono.