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Transferência

Transferência Facultativa

É a vinculação à Universidade Federal Fluminense através de um concurso público. O exame constará de prova de redação e de conteúdo específico das matérias do curso, condicionada à existência de vagas.

Caso queira saber mais sobre Concursos de Transferência, acesse o site da Coseac.

Transferência Interinstitucional

É a vinculação, condicionada à existência de vagas, concedida ao aluno anteriormente matriculado em instituição pública de ensino superior, na qual tenha ingressado através de um concurso público.

Relação de Documentos

  1. Requerimento ao Reitor;
  2. Histórico escolar atualizado (original ou cópia autenticada);
  3. Programas das disciplinas cursadas e atividades cumpridas;
  4. Fluxograma do curso na instituição de origem;
  5. Declaração de que o requerente está regularmente matriculado na IES de origem (original e atualizada);
  6. Comprovação do tipo de ingresso na IES pública de origem;
  7. Cópia de documento oficial de Identidade do requerente.

Transferência Obrigatória (Ex-Officio)

É a vinculação do aluno por força da legislação federal, em qualquer época do ano, independente da existência de vagas, quando se tratar de Servidor Público Federal ou de membro das Forças Armadas, inclusive seus dependentes.

Procedimentos

O requerimento de transferência obrigatória deve ser feito na Reitoria da UFF, Rua Miguel de Frias n° 9, Térreo, no GCA (antigo SCA), em Icaraí, Niterói, pessoalmente ou por procuração, acompanhado dos documentos listados a seguir. O pedido de transferência será analisado nos termos da legislação em vigor.

  1. Requerimento ao Reitor – formulário padrão de requerimento a ser preenchido no GCA quando der entrada no pedido;
  2. Cópia autenticada do ato de transferência ex-officio ou remoção (dependendo do caso, pode ser um dos seguintes: cópia de publicação no diário oficial, boletim do Exército ou da Aeronáutica; Folha de Alterações da CR do servidor da Marinha, onde consta o desligamento);
  3. Declaração original da autoridade maior do órgão competente constando a remoção ou transferência ex-officio, com data da remoção, locais de origem e de destino;
  4. Histórico escolar atualizado (original ou cópia autenticada);
  5. Programas das disciplinas cursadas e atividades cumpridas;
  6. Declaração (original ou cópia autenticada) de que o requerente está regularmente matriculado na IES de origem, atualizada;
  7. Decreto de Reconhecimento ou Portaria de Autorização do curso na IES de origem;
  8. Prova do gênero da Instituição, se pública ou privada;
  9. Quando dependente de servidor: cópia de certidão de nascimento, casamento ou outros documentos que caracterizem a situação de dependência;
  10. Cópia de documento oficial de identidade do requerente;
  11. Cópia de comprovante de residência atual.

Caso queira mais informações, entre em contato pelo e-mail rosanebarino@proac.uff.br ou  Leila@proac.uff.br e Telefones: 2629-5093.